A fisioterapia e o seu valor

Quando o paciente me pede indicação de remédio, sabem o que eu respondo? “Tive apenas 1 semestre de farmacologia. O médico é o profissional capaz de te orientar sobre isso.”
Quando o paciente me pergunta: é cirúrgico? Apesar de saber alguns parâmetros para elegibilidade cirúrgica e ter a visão funcional que pode divergir da visão estrutural, também direciono para a equipe médica. Por que o contrário é tão difícil? Por que assumir que a fisioterapia que é passada para vocês na faculdade representa ou é superior aos 5 anos + especializações que temos?

Querem mais? A quem vocês acham que compete a alta fisioterapêutica? Pois bem! Eu que não tenha meus critérios bem estabelecidos para explicar ao paciente porque ele ainda precisa de fisio, mesmo depois de ouvir do médico que “já está liberado da fisio também”, para eu ver se consigo concluir meu trabalho.

Aos grandes profissionais da Medicina que tenho o hábito de trabalhar, muito obrigada por respeitarem o meu trabalho e minha profissão, permitindo um ótimo canal para troca e atendimento multidisciplinar, como tem que ser.

Aos pacientes que não têm a ver com essa discussão mas que sofrem diretamente com as consequências dela, peço que nunca lhes falte bom senso e informação clara. Fisioterapia também é profissão de primeiro contato, ou seja, você pode nos procurar primeiro e nós temos autonomia para dizer se você precisa de fisioterapia ou não, tá? E sim, outras profissões podem indicar. Assim como também indicamos. Mas a decisão final sobre fazer e o que fazer de fisioterapia, é nossa (exclusivamente). A “obrigatoriedade” de ir no médico antes passa por uma cultura forte mais um protocolo dos planos de saúde (bem como o curioso e mágico caso das “10 sessões”).

A Fisioterapia vem mostrando regularmente seu valor e importância para a sociedade. Se já precisou, sabe do que estou falando.

Artigos recentes

Fisioterapia

A fisioterapia e o seu valor

Quando o paciente me pede indicação de remédio, sabem o que eu respondo? “Tive apenas 1 semestre de farmacologia. O médico é o profissional capaz

Atividades Físicas Divertidas para o Bem-Estar

Qual tênis escolher?

Primeira coisa a ser dita é: tênis de corrida de rua não deve ser usado em corrida #trail. Por que? Os tênis projetados para o mundo

Our Partners

Nossa estrutura

Situada estrategicamente em uma das movimentadas e renomadas avenidas da bela cidade de Salvador, orgulhosamente contamos com uma estrutura completa, moderna e extremamente sofisticada, meticulosamente projetada para atender às mais exigentes necessidades dos nossos estimados clientes de forma impecável e memorável.

Entre em contato

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo.

Sou Especialista em Fisioterapia Esportiva, membro da SONAFE (Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e Atividade Física), atualmente, faço parte da Diretoria regional Bahia.

Sou pós-graduada em Terapia Manual e Postural (Centro Universitário de Maringá) e complementei minha “caixa de ferramentas manuais” com outras abordagens importantíssimas na fisioterapia, como a formação no Conceito Mulligan, pelo International Mulligan Concept Teachers Association e na técnica da Crochetagem, fazendo parte do quadro de profissionais da Associação Brasileira de Crochetagem.

Quando quis entender mais sobre a integralidade e inteligência do corpo, fiz a Formação no Método Busquet (Cadeias Fisiológicas), que abriu meus olhos para o meu principal campo de estudo hoje, a Fáscia e o Sistema Fascial. Interesse que me fez ir até a Alemanha, no V Congresso Internacional de Fáscia, para entender mais sobre o assunto.


Minhas áreas de atendimento são a Esportiva, voltada para praticantes de atividade física de diferentes modalidades esportivas e níveis de prática, com foco na prevenção, recovery e reabilitação; ou ainda, com pacientes que sofreram uma lesão, que vão realizar ou realizaram cirurgias ortopédicas.